A Capitania do Porto do Funchal emitiu esta quinta-feira à noite um aviso de mau tempo devido às previsões de vento e agitação marítima forte nos mares da Madeira até cerca das 19:00.

«Recomenda-se que, nas costas norte e sul, os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo», aconselha a autoridade marítima madeirense.

A Marinha também insta a população a «adotar medidas de autoproteção na orla costeira em função da agitação marítima adversa ou vento forte que se verificar».

O aviso divulgado pela Capitania é de sinal 6 (na escala de Beaufort, que vai de 1 a 9, e está relacionada com o quadrante do vento), o que significa «mau tempo», entre os 51 e os 62 quilómetros/hora.

Na base deste aviso estão as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que apontam para vento de sueste moderado, tornando-se gradualmente muito fresco a forte, rodando para noroeste, fresco a muito fresco a partir da tarde.

A previsão aponta para boa visibilidade, temporariamente moderada a fraca durante a manhã, enquanto a ondulação variará entre os 2,5 e os quatro metros na costa norte e, na parte sul, as ondas atingirão os 2,5 metros.