O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para esta quinta-feira, céu geralmente pouco nublado por nuvens altas, tornando-se muito nublado nas regiões norte e centro a partir do fim da tarde, com possibilidade de chuva fraca no Minho e Douro Litoral.

O vento será fraco a moderado de noroeste, tornando-se moderado a forte a partir da tarde, no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas.

O instituto prevê ainda a possibilidade de neblina ou nevoeiro em alguns locais do litoral a norte do Cabo Carvoeiro até ao início da manhã, além de uma pequena descida da temperatura máxima.

Nos Açores, o IPMA prevê para o conjunto das nove ilhas, céu geralmente muito nublado e períodos de chuva.

Para a Madeira, são esperados períodos de céu muito nublado, com o vento a soprar em geral fraco do quadrante norte, tornando-se a moderado a partir da tarde e uma pequena subida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 27 graus Celsius, no Porto entre 16 e 21, em Vila Real entre 15 e 28, em Viseu e na Guarda entre 14 e 26, em Bragança entre 14 e 32, em Coimbra entre 14 e 31, em Castelo Branco entre 18 e 35, em Santarém entre 15 e 31, em Évora entre 17 e 31, em Beja entre 18 e 34, em Faro entre 22 e 34, no Funchal entre 21 e 28, em Ponta Delgada entre 15 e 21, Angra do Heroísmo entre 14 e 20 e Santa Cruz das Flores entre 15 e 21.

Face às temperaturas elevadas, estão em risco ‘Muito Elevado’ de incêndio os concelhos de Oleiros, Mação, Sardoal, Vila de Rei, Barrancos, Portimão, Alcoutim, Tavira, São Brás de Alportel e Loulé.

 

Já Bragança, Guarda, Penhas Douradas, Viseu e Vila Real apresentam hoje risco “Extremo” de exposição à radiação ultravioleta enquanto todas as outras regiões do continente e ilhas estão com risco "Muito Alto".