Cinco pessoas ficaram retidas, no sábado, na zona da Torre, na Serra da Estrela, devido ao forte nevão que caiu, e tiveram de pernoitar na Casa do Guarda, usada como abrigo, depois de resgatadas pela GNR, confirmou o tenente-coronel Tavares à TVI24, neste domingo. 

O grupo, quatro homens e uma mulher, com idades entre os 30 e 40 anos, resolveram fazer um percurso pedestre, na tarde de sábado, apesar de desaconselhados pela GNR.

Ao fim da tarde, com o forte nevão, pediram ajuda, pois já não tinham condições para continuar. Como felizmente sabíamos o local onde estavam, foi relativamente fácil chegar ao pé deles. [Contudo] já não foi possível descer à Covilhã, porque não havia condições de segurança, e houve a necessidade de o grupo de resgate [da GNR] ficar com este grupo na casa da guarda, junto aos picos da torre”, explicou o tenente-coronel Tavares.

Segundo o comandante do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, só esta manhã foi possível resgatar as cinco pessoas, com a operação a ser concluída cerca das 11:00.

“Só hoje de manhã, com a melhoria das condições, é que houve a possibilidade de, com a moto de neve, retirar de lá uma senhora, com cerca de 35 anos, que foi encaminhada para o hospital da Covilhã, enquanto os restantes quatro [elementos] deslocaram-se a pé até mais abaixo, onde foram depois resgatados por viatura”, explicou o oficial da GNR.

O comandante do GIPS acrescentou que a senhora se encontrava mais debilitada, com sinais de hipotermia e com fortes dores de costas, continuando ainda internada no hospital.

Para o hospital da Covilhã, foram também transportados os quatro homens, mas apenas por mera precaução.

O tempo melhorou neste domingo, depois de um sábado de estragos em várias zonas do país, com mais de 300 ocorrências entre Porto e Lisboa. Caiu muita neve como há muito não se via em várias regiões, o que obrigou a Proteção Civil a proceder a pelo menos 26 salvamentos de pessoas que ficaram presas.

Nem zonas como Fátima ou Algarve, onde há muitos anos não nevava, escaparam ao fenómeno atmosférico. Vários leitores enviaram-nos fotografias para o Eu Vi

Leia também:

Saiba como vai estar o tempo na próxima semana

Estradas continuam encerradas na Serra da Estrela