O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu, esta quinta-feira, em conjunto com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, um aviso à população devido ao agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias.

Segundo o comunicado, é esperada "chuva forte e persistente nas regiões do Norte e do Centro no domingo, 10 de dezembro, e segunda-feira, 11 de dezembro" enquanto no restante território é esperada chuva forte "a partir madrugada de segunda-feira até ao final da manhã".

No que diz respeito à neve, é esperada "queda de neve nos pontos altos da Serra da Estrela na segunda-feira, atingindo a cota de 800/1000 metros de altitude ao longo desse dia".

Também o vento é motivo de preocupação. Segundo o IPMA, é esperado "vento forte de sudoeste, a partir da tarde de domingo e durante segunda-feira, com rajadas até 90 km/h, na generalidade do Norte e Centro, e muito forte, com rajadas até 110 km/h, nas terras altas do Norte e do Centro, rodando gradualmente de quadrante para noroeste e diminuindo de intensidade".

Quanto à agitação marítima, esperam-se ondas de altura superior a 5 metros em toda a costa ocidental, na segunda-feira.