Uma melhoria acentuada nas condições atmosféricas no arquipélago da Madeira permitiram reabrir algumas das estradas de acesso às serras da ilha, que estiveram encerradas ou condicionadas devido à queda de neve nos últimos dois dias, escreve a Lusa.

Segundo uma informação do serviço regional de Protecção Civil, apenas estão encerrados dois troços: a ligação Poiso-Areeiro e Encumeada-Bica da Cana.

Entretanto, a Capitania do Porto do Funchal emitiu um aviso de agitação marítima forte para os mares da região até às 6h00 de quarta-feira, recomendando a todas as embarcações que tomem as devidas precauções e permaneçam nos portos de abrigo nas costas norte e sul a oeste do Funchal.

De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, as ondas serão de 4,5 metros na costa norte.

Esta terça-feira ocorrerão aguaceiros, em especial nas vertentes norte, que serão de neve acima dos 1400 metros, o vento soprará moderado a forte (30 a 40 quilómetros/hora) de norte, com rajadas na ordem 70 quilómetros/hora nas zonas montanhosas, sendo fraco (inferior a 15 quilómetros/hora) no Funchal.

A neve que caiu na madrugada de domingo cobriu de branco as serras sobranceiras ao Funchal e foi considerado o maior nevão da última década.