[notícia atualizada às 21:12]

Um pescador de uma embarcação de pesca da Póvoa de Varzim está desaparecido no mar, ao largo da Figueira da Foz, estando a ser efetuadas buscas para o encontrar, disse fonte da autoridade marítima.

O alerta para a queda de um homem ao mar foi dado cerca das 12:45 de hoje pela embarcação «Jesus dos Navegantes» que navegava, na ocasião, a cerca de 10 quilómetros a oeste da praia da Costa de Lavos, zona onde decorrem as buscas.

«O mestre da embarcação contactou a autoridade marítima a dizer que tinha caído um homem ao mar e que só se apercebeu cerca de 10 minutos depois da queda», disse à agência Lusa Rui Amado, comandante do Porto da Figueira da Foz.

O comandante adiantou que o pescador desaparecido tem 28 anos e que o barco de pesca, apesar de registado na Póvoa de Varzim, faz habitualmente «porto» na Figueira da Foz.

As buscas terminaram por hoje sem resultados. De acordo com um comunicado da Marinha, o dispositivo de busca, que atuou até ao pôr do sol, cerca das 20:30, incluiu três lanchas semirrígidas das capitanias da Nazaré e Figueira da Foz, um helicóptero RH 101 da Força Aérea Portuguesa e as embarcações de pesca «Jesus dos Navegantes» e «Fé em Santa Clara».

As buscas serão retomadas às 06:30 de terça-feira com a participação da corveta João Coutinho.