Um pescador morreu esta terça-feira por afogamento e um outro ficou ferido, quando a embarcação onde seguiam naufragou junto à praia de São Jacinto, em Aveiro, informou fonte da Marinha.

«O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o Capitão do Porto de Aveiro, coordenou durante a tarde de hoje uma operação de Busca e Salvamento de dois tripulantes de nacionalidade portuguesa, com trinta e setenta anos de idade, a bordo da embarcação de pesca local SOLANGE, que naufragou ao largo da praia de São Jacinto – Aveiro», pode ler-se no comunicado da Marinha. 


Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da Marinha portuguesa, comandante Paulo Vicente, disse que o pedido de socorro foi recebido cerca das 14:00 no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa.

Segundo a mesma fonte, os dois homens encontravam-se a pescar no barco de pesca local Solange, quando a embarcação virou, por motivos ainda desconhecidos, e ambos caíram ao mar.

«Devido à proximidade da praia, um dos náufragos conseguiu nadar até terra e foi assistido pelos bombeiros. O outro pescador foi localizado junto ao molhe já sem vida», adiantou o comandante Paulo Vicente à Lusa.

A vítima mortal foi transportada pelos bombeiros para o Gabinete Médico-Legal de Aveiro.

No local, estiveram a estação salva-vidas de Aveiro e a lancha da Polícia Marítima, além dos Bombeiros Novos.