Um barco de pesca local naufragou esta segunda-feira, cerca das 7:20 ao largo de Aveiro, mas os seis tripulantes foram salvos por uma embarcação que se encontrava nas proximidades, informou fonte da Marinha.

Segundo a mesma fonte, a Capitania do Porto de Aveiro recebeu uma chamada da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro a informar que a embarcação "Cordeiro de Deus" tinha virado a três milhas a sudoeste da entrada do Porto de Aveiro.

O capitão do Porto de Aveiro acionou de imediato uma lancha da Polícia Marítima e a embarcação "Nossa Senhora dos Navegantes", da estação salva-vidas de Aveiro, do Instituto de Socorros a Náufragos, segundo apurou a Lusa.

Em declarações à agência Lusa, o capitão do Porto de Aveiro, Luciano Oliveira, disse que a embarcação com seis tripulantes estava a regressar da faina.


Causas do acidente desconhecidas


"O navio vinha a navegar normalmente e começou a adernar e acabou por virar", disse o mesmo responsável, adiantando que ainda não são conhecidas as causas do acidente.

A Capitania do Porto de Aveiro enviou para o local do acidente uma lancha da Polícia Marítima e a embarcação "Nossa Senhora dos Navegantes", da estação salva-vidas de Aveiro, do Instituto de Socorros a Náufragos.

Segundo um comunicado da Marinha, os seis tripulantes, com idades entre os 27 e 60 anos, foram resgatados pela embarcação de pesca "Pantera" que se encontrava nas imediações da embarcação afundada.

As vítimas não necessitaram de assistência médica, tendo sido transportadas para terra pela embarcação de pesca costeira "Duas Aninhas", refere a mesma nota.

O Capitão do Porto de Aveiro referiu ainda que já foi emitido um aviso do naufrágio, adiantando que o armador vai tentar colocar ainda esta segunda-feira a embarcação a reflutuar, com a ajuda de mergulhadores.