Um pescador da Póvoa de Varzim, de 27 anos, morreu esta quinta-feira após ter caído da embarcação na qual se encontrava à faina, a quatro milhas da costa, em frente a Carreço, Viana do Castelo, disse fonte da Capitania.

Em declarações à agência Lusa, o comandante da Capitania do Porto de Viana do Castelo, capitão Raul Risso, contou que o acidente ocorreu cerca das 8:00, "quando a embarcação Vasques Calafate, da Póvoa de Varzim, se encontrava parada, em faina de pesca", sendo ainda desconhecidas as causas da queda.

Segundo Raul Risso, o pescador caiu ao mar sem que os colegas se tenham apercebido.

"Quando os restantes tripulantes deram pela sua falta, abeiraram-se da borda do barco, apercebendo-se então que se encontrava na água", explicou aquele responsável.

O pescador foi resgatado pelos colegas, que pediram auxílio. E o socorro que “foi rápido porque, por coincidência, vinha a entrar na barra uma embarcação salva-vidas que partiu de imediato para o local", adiantou o comandante da capitania.

Ainda no salva-vidas, o homem “foi sujeito a manobras de ressuscitação e quando chegou a terra tinha uma ambulância do INEM à espera para o transportar para o hospital de Viana".

De acordo com o comandante da capitania, o pescador “ainda apresentava sinais vitais”, quando entrou naquela unidade hospitalar, “mas acabaria por falecer".