A queda de uma asa delta com motor na praia Poço da Cruz, a norte da povoação da Praia de Mira, Coimbra, este domingo, fez um morto e um ferido grave, confirmou à TVI fonte oficial  do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra (CDOS) 

Quando chegaram ao local, os meios de emergência depararam-se com "um ferido grave e outra vítima em paragem cardiorrespiratória". Esta última acabou por ver declarado o óbito poucos minutos depois. As vítimas eram os ocupantes da asa delta, que caiu no areal.

As vítimas do sinistro são dois homens. Um de nacionalidade portuguesa, com cerca de 50 anos de idade, e outro de nacionalidade francesa, com 25 anos. A vítima mortal é o cidadão português, emigrado em França há vários anos.

A família tinha chegado a Portugal este fim de semana. Jovem de nacionalidade francesa era genro da vítima mortal.

O ferido grave foi, entretanto, transportado para os hospitais de Coimbra.
 

Segundo o Santos Oliveira, capitão do Porto de Aveiro, explica que terá havido "uma falha no motor" e que o piloto da aeronave "tentou aterrar na areia", mas o embate foi violento.


Alerta foi dado por volta das 17:11. No socorro às vítimas estiveram os bombeiros voluntários de Mira, uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) e uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e meios da Capitania do Porto de Aveiro, num total de 21 operacionais e 10 veículos.

"Quando me apercebi dele já vinha descontrolado", conta à TVI uma testemunha que estava na praia.