O Ministério da Administração Interna (MAI) vai propor o nome do major-general Francisco Miguel da Rocha Grave Pereira para presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), anunciou o ministério esta segunda-feira.

Em comunicado, o MAI refere que o major-general exerce funções de subdiretor-geral na Direção-Geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa do Ministério da Defesa Nacional desde 01 de março de 2012.

A ANPC era presidida pelo tenente-general Manuel Silva Couto, que saiu a 11 de abril deste ano, e que atualmente é o comandante-geral da GNR.

A Comissão Nacional de Proteção Civil (CNPC) já se pronunciou sobre a escolha e vai reunir-se na quinta-feira para emitir parecer sobre a indicação do Governo.

Na reunião com início programado para as 15:00, anunciada no parlamento pelo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, a indicação de Francisco Grave Pereira será submetida a parecer da CNPC, que não é vinculativo.

O despacho de nomeação do presidente da APNC só poderá ser realizado pelo ministro da Administração Interna, após a audição da CNPC.

O major-general desempenhava funções de sub-diretor-geral da Direção-Geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa do Ministério da Defesa Nacional, desde 01 de março de 2012.