
O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, garantiu, este sábado, que «há dinheiro» nas forças de segurança para reparar as viaturas avariadas. «A PSP e a GNR têm os meios financeiros para fazer face a esse tipo de situações», afirmou Miguel Macedo.
O governante respondia assim à Associação Sindical dos Profissionais de Policia (ASPP), que sexta feira alertou que metade das viaturas da PSP do distrito de Lisboa estão inoperacionais por falta de reparação.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da distrital de Lisboa da ASPP/PSP, José Mendes, disse que das «cerca de 1400 viaturas do distrito, 700 encontram-se inoperacionais e encostadas» por falta de reparação.
«Há dinheiro nas forças de segurança para resolver esses problemas, sendo que há concursos que têm de ser feitos, que estão em curso, e tem havido procedimentos extraordinários justamente para essa situação não acontecer», respondeu Miguel Macedo.
Lembrou que há três meses assinou um despacho para fazer o abate de «380 e tal» viaturas na PSP, porque «já não andavam nem nunca iriam andar», mas depois não se procede à etapa administrativa de fazer o abate dessas viaturas e «continua-se a falar sempre em 700».
«Não estou a dizer que não há problemas nesse setor. O que estou a dizer é que há dinheiro nas forças de segurança para resolver esses problemas», reiterou.
Miguel Macedo falava em Braga, à margem de uma sessão promovida pelo PSD para assinalar o primeiro ano de Governo.