O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou mais quatro distritos sob aviso amarelo devido ao estado do mar, prevendo-se ondas de noroeste com quatro metros, nos distritos de Lisboa, Leiria, Coimbra e Aveiro.

Os quatro distritos do Litoral juntam-se assim, na atualização da página online do IPMA às 22:59 de quinta-feira, aos seis do Norte e do Centro, que já estavam sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, para queda de neve: Braga, Viana do Castelo, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança.

A situação de risco do estado do mar terá o seu pico entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de sábado, de acordo com as previsões do IPMA, adianta a Lusa.

A pouco mais de um mês do início do verão, poderá haver aguaceiros de neve nas terras altas de Minho, Trás-os-Montes e Serra da Estrela, desde a madrugada de sexta-feira até domingo, e as temperaturas vão descer mais ainda no interior e manter-se inalteradas no litoral pelo menos até terça-feira.

Em comunicado, o IPMA precisa que, por causa de uma massa de ar polar «transportada na circulação conjunta de uma depressão centrada nas Ilhas Britânicas e um anticiclone localizado a noroeste do arquipélago dos Açores», a instabilidade do tempo deverá manter-se por mais alguns dias.

Assim, as temperaturas máximas no litoral oscilarão entre os 14 e os 16 graus centígrados, ao passo que no interior, sobretudo nas zonas mais elevadas, as máximas serão muito baixas e as mínimas poderão atingir valores entre zero e quatro graus, precisa o instituto.

O aviso amarelo representa situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.