Quatro concelhos dos distritos de Faro e Beja apresentam esta quinta-feira um risco elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Em causa estão os concelhos de Barrancos (Beja), Odemira, Alcoutim e Loulé (Faro).

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na quarta-feira cinco incêndios que foram combatidos por 57 operacionais, com o apoio de 21 veículos.

O IPMA prevê para esta quinta-feira nas regiões norte e centro céu geralmente muito nublado, em especial por nuvens altas até meio da manhã, tornando-se gradualmente pouco nublado.

A partir do final da tarde, prevê-se céu geralmente muito nublado, com ocorrência de períodos de chuva, em geral fraca, mais frequente no Minho e Douro Litoral, onde poderá ser temporariamente moderada.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante sul, tornando-se moderado de sudoeste, e moderado a forte nas terras altas a partir da tarde e pequena subida de temperatura.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade a partir do final do dia, vento fraco, tornando-se moderado de sudoeste a partir do início da tarde e pequena subida de temperatura.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 14 e 21 graus Celsius, no Porto entre 12 e 19, em Viana do Castelo entre 11 e 20, em Vila Real entre 10 e 23, em Viseu entre 10 e 21, em Bragança entre 9 e 24, na Guarda entre 10 e 20, em Castelo Branco e Portalegre entre 11 e 25, em Évora entre 9 e 28, em Beja entre 10 e 30 e em Faro entre 14 e 22.


Madeira sob aviso amarelo


No arquipélago da madeira, a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte. O aviso entra em vigor às 22:00 de hoje e estende-se até às 05:59 de sexta-feira.

O IPMA prevê para a Madeira céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se temporariamente muito nublado até ao início da manhã, com ocorrência de períodos de chuva fraca.

Está também previsto vento moderado de sudoeste, soprando forte com rajadas da ordem de 80 quilómetros por hora nas zonas montanhosas até ao final da tarde, rodando para oeste a partir do meio da tarde e pequena subida de temperatura.

No Funchal as temperaturas vão oscilar entre 19 e 23 graus Celsius.

A capitania do Porto do Funchal também emitiu um aviso de agitação marítima forte para o mar do arquipélago, recomendando que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo.

“Recomenda-se que, na costa Norte, os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo”, segundo uma nota emitida pela autoridade portuária madeirense.

Radiações UV


Por outro lado, 22 regiões do país apresentam risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV).

De acordo com o IPMA, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu, Vila Real, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores) estão com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV).

O IPMA colocou também as regiões de Aveiro, Braga e Santa Cruz das Flores (Açores) com risco alto de exposição à radiação UV.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.