O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para esta terça-feira, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado, e com neblina ou nevoeiro no litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã.

O vento será fraco, soprando moderado de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro, em especial durante a tarde.

O IPMA prevê igualmente para hoje uma subida da temperatura máxima no continente.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 15 e 30 graus Celsius, no Porto entre 13 e 23, em Vila Real entre 12 e 30, em Viseu entre 12 e 28, na Guarda entre 12 e 26, em Bragança entre 13 e 30, em Coimbra entre 13 e 28, em Castelo Branco entre 14 e 31, em Santarém entre 13 e 32, em Évora entre 14 e 34, em Beja entre 15 e 35, em Faro entre 22 e 31, no Funchal entre 20 e 25, em Ponta Delgada entre 16 e 21, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores entre 14 e 19.

Face ao aumento da temperatura, quinze concelhos portugueses apresentam risco "Elevado” de incêndio. De acordo com ao IPMA, estão em risco "elevado" de incêndio os concelhos de Barrancos e Odemira (Beja), Sardoal e Mação (Santarém) e Vila de Rei (Castelo Branco).

Também os concelhos de Aljezur, Monchique, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim, todos no distrito de Faro, estão sob risco "elevado" de incêndio.

Também quase todas as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Porto Santo, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real apresentam risco "muito alto" de exposição à radiação ultravioleta.

Açores sob aviso laranja devido à chuva

As ilhas do grupo central e oriental dos Açores estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte. Segundo o IPMA, o aviso laranja vigora entre as 09:00 e as 15:00 (mais uma hora em Lisboa) nas ilhas do grupo oriental, São Miguel e Santa Maria, que estão também sob um aviso amarelo devido à chuva, pontualmente forte, até às 09:00, e à trovoada, das até às 15:00.

O aviso laranja para precipitação forte estende-se, ainda, às ilhas do grupo central - Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa -, até 09:00.

Para o grupo ocidental, ilhas das Flores e do Corvo, há um aviso amarelo para chuva e trovoada que vigora até às 09:00.

Para esta terça-feira, o IPMA prevê, para as ilhas do grupo central e ocidental dos Açores, períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros, especialmente na madrugada e início da manhã, e condições favoráveis à ocorrência de trovoada igualmente na madrugada e início da manhã.

Já nas ilhas do grupo oriental, o IPMA prevê céu muito nublado, com abertas para o final do dia, períodos de chuva pontualmente forte, passando a aguaceiros para o final do dia.

O vento soprará de sul fresco a muito fresco com rajadas até 75 km/hora, rodando para oeste, tornando-se bonançoso a moderado.