O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para este sábado uma pequena subida da temperatura, com os termómetros a chegarem aos 38 em Santarém, Évora e Beja.

De acordo com a previsão meteorológica para hoje, as temperaturas devem chegar aos 37 em Castelo Branco, aos 36 em Portalegre, aos 35 nos distritos de Bragança, Vila Real e Viseu, aos 34 em Braga, Lisboa e Faro e aos 33 em Coimbra.

O Porto não deverá ultrapassar os 25, segundo o IPMA.

Nas ilhas os termómetros não deverão ultrapassar os 27 nos Açores (Santa Cruz, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada) e os 24 na Madeira (Funchal).

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral oeste durante a manhã, podendo a nebulosidade persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira a norte do cabo Raso, e aumentando temporariamente durante a tarde nas regiões do interior.

O vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, sendo do quadrante leste no Algarve.

Cuidados com os raios UV

Dezasseis regiões do Continente e ilhas apresentam hoje risco 'Muito Elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, apresentam índica de exposição 'Muito Elevado' as regiões do Funchal (9), Beja, Castelo Branco, Évora, Guarda, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines Viseu, Santa Cruz e Ponta Delgada (todas com índice 8).

Já Aveiro, Bragança, Braga, Coimbra,Faro, Leiria, porto, Viana do Castelo, Vila Real, Horta e Angra do Heroísmo apresentam índice de exposição de 6 e 7, ou seja, ‘Elevado’.

Para o índice de exposição elevado e muito elevado, o instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol, recorda a Lusa.