O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo, prevendo-se céu pouco nublado, com temperaturas máximas a variar entre os 29 e os 31 graus na generalidade do território, disse hoje o meteorologista Bruno Café.

Em declarações à agência Lusa, o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que para hoje ainda está previsto céu muito nebulado nas regiões do norte e centro até meio da manhã, melhorando a partir daí.

“Hoje ainda vamos ter alguma nebulosidade e vento em geral fraco no litoral oeste em especial durante a tarde, sendo moderado a forte nas terras altas e no litoral, com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora”, explicou o meteorologista.


No sábado, segundo Bruno Café, o céu vai estar pouco nublado ou limpo e as temperaturas máximas vão subir em todo o território.

“Para amanhã [sábado], estamos a prever subida da temperatura máxima. Em Lisboa e Vale do Tejo devem variar entre os 29 e os 31 graus Celsius e no Alentejo podem chegar aos 30/31 graus”, indicou o especialista.

No que diz respeito às temperaturas mínimas, Bruno Café disse que não devem sofrer grandes alterações.

“As mínimas estão baixas. Não devem ultrapassar os 15 graus, exceto no Algarve, onde podem chegar aos 18 no sábado”, informou.

De acordo com o meteorologista, a tendência para os próximos dias é de bom tempo, com céu pouco nublado ou limpo e temperaturas até aos 30 graus.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões norte e centro até meio da manhã, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado a forte no litoral oeste, em especial durante a tarde e com rajadas até 60 quilómetros por hora, e nas terras altas da região sul.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões norte e centro, pequena descida da temperatura mínima na região norte e subida da máxima nas regiões do interior.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas vertentes norte da ilha e nas terras altas, vento fraco a moderado de nordeste e pequena descida de temperatura.

Nos Açores prevê-se céu muito nublado, com boas abertas ao longo da tarde, períodos de chuva, passando a aguaceiros e vento sudoeste fresco a muito fresco com rajadas até 65 quilómetros por hora rodando para oeste e tornando-se moderado a fraco nos grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Graciosa, S. Jorge, Terceira, Pico e Faial).

O IPMA prevê para o grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento sueste bonançoso durante a madrugada, rodando para sul e tornando-se moderado.

Quanto às temperaturas máximas, em Lisboa vão oscilar entre 14 e 24 graus Celsius, no Porto e em Viana do Castelo entre 10 e 20, em Vila Real entre 7 e 27, em Bragança entre 5 e 20, em Viseu entre 6 e 21, na Guarda entre 5 e 18, em Castelo Branco entre 10 e 25, em Coimbra entre 9 e 21, em Évora entre 11 e 28, em Beja entre 11 e 27, em Santarém entre 12 e 26, em Faro entre 16 e 25, no Funchal entre 20 e 24, em Ponta Delgada entre 18 e 24, em Angra do Heroísmo entre 19 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 21 e 25.