As regiões de Bragança, Beja e Faro apresentam esta segunda-feira risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, estão ainda em risco extremo, o mais elevado da escala, alguns concelhos dos distritos de Vila Real, da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Setúbal.

As restantes regiões do país, à exceção de Aveiro, estão com risco muito alto de exposição à radiação UV, refere o IPMA na sua página na internet.

Para as regiões com níveis de risco extremo, o IPMA recomenda evitar o mais possível a exposição solar, enquanto para as regiões com níveis de risco muito alto aconselha o uso de óculos de sol, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor e que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Cinco concelhos dos distritos de Faro e de Beja apresentam esta segunda-feira risco muito elevado de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponível na página do IPMA na Internet, estão em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Alcoutim, Tavira, Loulé e São Brás de Alportel, no distrito de Faro, e Barrancos, no distrito de Beja.

Há ainda 49 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Beja, Faro e Setúbal com risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘reduzido' e 'máximo'.

Quanto ao estado do tempo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje, nas regiões norte e centro, céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde, e uma pequena descida da temperatura máxima. Prevê-se períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões do litoral, em especial no Minho, até ao final da manhã. O vento soprará fraco a moderado de noroeste, soprandomoderado no litoral a sul do Cabo Carvoeiro em especial durante a tarde, e sendo moderado a forte nas terras altas.

Para a região sul, as previsões apontam para céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do litoral oeste até meio da manhã, e uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

O vento estará fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, por vezescom rajadas até 65 km/h.

Para a Madeira, são esperados períodos de céu muito nublado e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentesnorte e terras altas até final da manhã.

Nas ilhas açorianas Flores e Corvo (grupo ocidental) o céu apresentar-se-á muito nublado, prevendo-se também neblinas ou nevoeiro.

Estão também previstos períodos de chuva, passando a aguaceiros fracos para a noite.

O céu também estará muito nublado no grupo central (Graciosa, São Jorge, Terceira, Faial e Pico), prevendo-se períodos de chuva fraca ou chuvisco.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) preveem-se períodos de céu muito nublado com boas abertas.

As temperaturas máximas previstas para esta segunda-feira são de 23 graus Celsius em Lisboa, 21 no Porto, 33 em Faro, 26 no Funchal e 22 em Ponta Delgada.