O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta sexta-feira, no continente, períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado na região sul, aguaceiros, em geral fracos, nas regiões norte e centro e vento, em geral fraco de noroeste, tornando-se moderado no litoral oeste a partir da tarde e sendo moderado a forte nas terras altas.

Na Madeira prevê períodos de céu muito nublado, aguaceiros em geral fracos, mais frequentes nas vertentes norte e terras altas, e vento moderado predominando de nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, condições favoráveis à formação de neblinas e vento fraco, tornando-se moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 14 e 23 graus Celsius, no Porto entre 13 e 19, em Vila Real entre 9 e 19, em Viseu e Bragança entre 8 e 19, na Guarda entre 7 e 16, em Coimbra entre 11 e 21, em Castelo Branco entre 11 e 23, em Santarém entre 12 e 24, em Évora entre 11 e 25, em Beja entre 11 e 27, em Faro entre 15 e 26, no Funchal entre 18 e 23, em Ponta Delgada e na Horta entre 15 e 21 e em Santa Cruz das Flores entre 17 e 22.

Sete concelhos dos distritos de Faro, Santarém e Beja apresentam hoje risco 'Elevado' de incêndio, segundo informação do IPMA.

De acordo com o instituto, estão em risco ‘Elevado' de incêndio os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Vila Real de Santo António e Alcoutim (Faro), Barrancos (Beja) e Coruche Santarém).

Vinte e uma regiões de Portugal apresentam hoje risco 'Muito Alto' de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Em risco ‘Muito Alto’ de exposição à radiação UV estão as regiões de Aveiro, Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu, Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores).

De acordo com o instituto, em risco ‘Alto’ de exposição à radiação UV estão as regiões de Bragança, Braga, Coimbra, Viana do Castelo e Horta (Açores), enquanto Vila Real está com nível ‘Moderado’.

Nas regiões com níveis 'Muito Alto' e 'Alto', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.