O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta sexta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões norte e centro até meio da manhã.

A partir da tarde, prevê-se um aumento gradual da nebulosidade nas regiões norte e centro, com ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho para o final do dia.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste nas terras altas e no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro, em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura mínima na região Sul.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 15 e 24 graus Celsius, no Porto entre 12 e 20, em Bragança entre 10 e 26, em Viseu entre 10 e 23, na Guarda entre 11 e 24, em Castelo Branco entre 13 e 29, em Coimbra entre 12 e 23, em Santarém entre 14 e 25, em Évora entre 12 e 29, em Beja entre 13 e 28 e em Faro entre 17 e 26.

O fim de semana vai ser marcado pela chuva, em especial no Minho e Douro litoral, prevendo-se também uma ligeira descida da temperatura, de dois ou três graus, disse à agência Lusa a meteorologista Paula Leitão.

“Vamos entrar numa situação que cheira mais a outono. Vamos ter um fim de semana com um pouco mais de nebulosidade, já com chuva, principalmente nas regiões do norte e centro, vento geralmente fraco do quadrante oeste e a temperatura baixa, mas não muito.”


De acordo com Paula Leitão, a chuva deverá começar já hoje a partir do fim da tarde na região do Minho e douro litoral e, no sábado, vai atingir a região norte e centro até meio da tarde.

“No domingo volta a haver precipitação principalmente na região do norte e centro, mas durante o início da tarde na região sul também pode haver alguma chuva fraca.”

A meteorologista adiantou também que na segunda-feira vai continuar a haver condições para ocorrência de aguaceiros nas regiões do norte e centro, principalmente durante a manhã.

“Contudo, é na quarta-feira, por causa da passagem de uma frente com alguma atividade, que estamos a prever queda de chuva mais significativa em todo o território, podendo mesmo ser moderada a forte nas regiões do norte e centro.

No que diz respeito às temperaturas, segundo Paula Leitão, vão descer, mas ligeiramente.

“Em Lisboa temos por exemplo hoje 24/25 graus Celsius e no domingo vai estar com 23. Em Évora e Beja hoje estão 28/29 graus e vai descer para 25”, concluiu.
 

Risco de incêndio


Dezasseis concelhos dos distritos de Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Beja e Faro apresentam esta sexta-feira risco muito elevado de incêndio.

De acordo com informação disponível na página do IPMA na Internet, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Barrancos (Beja), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Oleiros, Covilhã (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Arganil (Coimbra), Sabugal, Celorico da Beira, Trancoso e Aguiar da Beira (Guarda).

O IPMA colocou ainda em risco elevado de incêndio vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental, exceto Lisboa e Viana do Castelo.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.