O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de amarelo para laranja o aviso de mau tempo para o arquipélago da Madeira devido à previsão de chuva forte e trovoada.

De acordo com o instituto, o arquipélago da Madeira vai estar sob aviso laranja entre as 12:00 e as 20:59 desta quinta-feira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e refere-se a uma situação meteorológica “de risco moderado a elevado”.

O IPMA prevê para hoje na Madeira céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada a partir do meio da manhã.

Está também previsto vento moderado a forte do quadrante sul, com rajadas da ordem de 60 quilómetros por hora, soprando forte com rajadas até aos 80 quilómetros por hora nas terras altas a partir do final da manhã e pequena subida da temperatura mínima.

As temperaturas no Funchal vão oscilar entre os 19 e os 25 graus Celsius.

Tendo em conta o aviso do IPMA, o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPCM) emitiu um conjunto de recomendações à população devido às condições atmosféricas adversas previstas para o arquipélago.

“Associado à aproximação e passagem (em deslocação lenta), de depressão frontal ativa nas proximidades do arquipélago da Madeira e à presença de massa de ar quente, com significativo conteúdo em água e à instabilidade associada, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva e aguaceiros entre o início da manhã de hoje e o final do dia 16 [sexta-feira], acompanhados de vento moderado a forte, em especial nas terras altas”, informa o SRPCM em comunicado.


Devido a esta situação, a Proteção Civil recomenda precauções na condução, com cuidados para a formação de lençóis de água, sendo de evitar o estacionamento em zonas propícias a inundações.

Também aconselha à desobstrução de sistemas de escoamento de águas.

O SRPC sugere, ainda, que sejam evitadas viagens nas zonas mais afetadas por estas condições atmosféricas, desaconselha a circulação em locais com prédios degradados devido ao perigo de derrocadas e atenção a estruturas montadas (andaimes, toldos e outros), que podem ser afetadas por rajadas de vento fortes, bem como alerta para o perigo de quedas de árvores.
 

Duas barras fechadas e três condicionadas devido à agitação marítima 


No continente, as barras de Caminha e Vila Praia de Âncora estão hoje fechadas a toda a navegação e outras três estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, informou a Marinha portuguesa.

De acordo com a informação disponível na página da Marinha na Internet às 06:00, as barras de Caminha e Vila Praia de Âncora estão fechadas à navegação devido à previsão de agitação marítima forte. A Marinha informou também que a barra marítima de São Martinho do Porto está com a navegação condicionada apenas na preia-mar.

A barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, enquanto na de Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros. Na costa sul prevê-se ondas inferiores a 1 metro.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região sul, vento fraco, soprando moderado de nordeste nas terras altas das regiões norte e centro até ao início da manhã.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, possibilidade de formação de geada em alguns locais das regiões do interior norte e centro e pequena descida da temperatura mínima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 15 e 24 graus Celsius, no Porto entre 12 e 22, em Viana do Castelo entre 10 e 22, em Bragança entre 3 e 17, em Vila Real entre 6 e 18, em Viseu entre 8 e 19, na Guarda entre 5 e 16, em Coimbra entre 12 e 24, em Leiria entre 10 e 24, em Castelo Branco entre 10 e 21, em Portalegre entre 12 e 22, em Santarém entre 12 e 25, em Évora entre 12 e 26, em Beja entre 14 e 25, em Faro entre 16 e 22.