O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu para este sábado um aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, para o litoral centro e norte, devido à ondulação até cinco metros.

A previsão do IPMA, que será atualizada às 17:59 de hoje, aponta para ondas de noroeste de quatro a cinco metros na orla dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria.

As barras marítimas de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Figueira da Foz estão condicionadas, enquanto a de São Martinho do Porto está fechada a toda a navegação.

No continente, o dia vai apresentar-se com céu pouco nublado ou limpo, prevendo-se ligeira descida das temperaturas mínimas.

A temperatura máxima mais baixa no território continental está prevista para a Guarda, com cinco graus celsius.

Em Vila Real, o mercúrio no termómetro deverá subir até aos nove graus, enquanto em Bragança a previsão será de 10.

As previsões de temperatura máxima para as principais cidades continentais são: Porto 13 graus; Portalegre 11; Lisboa, Castelo Branco e Coimbra 12; Beja 14; Faro 15.

Para o arquipélago da Madeiras, o IPMA prevê céu muito nublado e ocorrência de queda de neve nos pontos mais altos, com Funchal a ter 13 graus de temperatura máxima.

Nos Açores, o céu vai apresentar-se muito nublado com abertas nos três grupos, com a temperatura máxima entre 12 e 13,5.