O início da semana vai ser marcado pelo frio, com temperaturas mínimas entre dois graus negativos e os nove positivos em Portugal continental, céu pouco nublado e vento fraco, adiantou hoje à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

“Ontem [domingo] tivemos uma descida da temperatura e hoje vamos acordar com frio, com temperaturas mínimas relativamente baixas, a fazer lembrar o inverno. Nas regiões do interior norte e centro temos valores a rondar os zero graus e um grau Celsius e em alguns locais e na Serra da Estrela -1 e -2 graus. Temos também formação de geada e gelo na estrada, uma vez que choveu”.


De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nas regiões do litoral, as temperaturas mínimas vão situar-se entre os seis e os nove graus Celsius.

No que diz respeito às temperaturas máximas, vão ser inferiores a 10 graus Celsius nas regiões do interior e no litoral vão rondar os 13/14 graus.

“Hoje vamos ter um dia com céu pouco nublado ou limpo, já diferente de ontem [domingo]. Não se prevê precipitação e o vento tem tendência a diminuir de intensidade, mas ainda será um vento moderado no litoral oeste e nas terras altas, mas nas restantes regiões será em geral fraco a predominar do quadrante norte”.


Maria João Frada adiantou que para os próximos dias e, devido à influência de um anticiclone que está posicionado a noroeste do território continental, está prevista alguma nebulosidade em algumas regiões.

“Não se prevê precipitação, mas vamos ter alguma nebulosidade nas regiões norte e centro e isso prevê-se a partir de amanhã [terça-feira] e até dia 26 (quinta-feira)".


A meteorologista do IPMA indicou ainda que a partir de quarta-feira está prevista uma subida da temperatura mínima.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Mondego até ao início da manhã e nas terras altas até ao final da manhã.

Está também prevista a formação de gelo ou geada nas regiões do interior, em especial do norte e centro e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 8 e 14 graus Celsius, no Porto entre 6 e 14, em Braga entre 4 e 15, em Viana do Castelo entre 5 e 14, em Vila Real entre 2 e 9, em Viseu entre 2 e 8, em Bragança entre 0 e 8, na Guarda entre 0 e 6, em Castelo Branco entre 4 e 12, em Coimbra entre 4 e 12, em Évora entre 5 e 14, em Beja entre 5 e 14 e em Faro entre 9 e 17.
 

Barras de Esposende e São Martinho do Porto fechadas


As barras de Esposende e de São Martinho do Porto estão fechadas à navegação e outras três condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte.

De acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet, as barras de Esposende e de São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas até quatro metros, enquanto a de Aveiro está condicionada a embarcações com comprimento inferior a 15 metros.

A Marinha indicou também que a barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, enquanto na de Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste, com três a quatro metros a norte do Cabo Raso até ao início da manhã.

Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste com um metro.