Dezassete distritos do continente estão esta quinta-feira sob ‘Aviso Amarelo’ devido à persistência de valores baixos das temperaturas mínimas.

De acordo com o instituto, onze distritos estão sob ‘Aviso Amarelo’ desde as 08:00 de hoje e até às 09:00 de sexta-feira devido à persistência de valores baixos das temperaturas mínimas: Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Évora, Porto e Portalegre.

Já os distritos de Lisboa, Leiria, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, estão hoje sob ‘Aviso Amarelo’ igualmente desde as 08:00 de hoje e até às 21:00 de sexta-feira devido à agitação marítima, com previsão de ondas de noroeste com quatro a quatro metros e meio.

Os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra e Porto, estão sob ‘Aviso Amarelo’ devido às duas situações, tempo frio e ondulação forte.

Em Braga, as temperaturas vão variar entre 02 e 12, no Porto, entre 04 e 12, em Vila Real, entre 01 e 09, em Viseu, entre 01 e 08, em Bragança, entre -2 e 09, na Guarda, entre -1 e 05, em Castelo Branco, entre 02 e 11, em Coimbra, entre 03 e 11, em Portalegre, entre 01 e 09, e em Évora, entre 04 e 12.

O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde, aguaceiros em geral fracos, em especial no litoral oeste, diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde e queda de neve acima de 600/800 metros nas regiões norte e centro.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte por vezes com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas, formação de gelo e geada em alguns locais do interior e pequena subida da temperatura mínima.

Madeira acordou com picos cobertos de neve

Os picos mais altos das serras da Madeira estavam na manhã desta quinta-feira cobertos de neve, confirmou à Lusa o responsável pela Proteção Civil madeirense, adiantando que um autocarro de passageiros interrompeu o percurso nas serras "por precaução".

Nevou bastante no Pico do Areeiro e não houve problemas com ninguém até ao momento mas, em termos de circulação automóvel, a Direção Regional de Estradas está a avaliar as vias nas imediações da zona do Poiso para depois tomar uma decisão de encerrar, ou não", referiu Luis Neri.

O responsável adiantou que há um autocarro de passageiros que parou na zona da Herdade do Chão da Lagoa, mas apenas por precaução, devido à quantidade de neve na estrada.

Há um autocarro que está parado numa das entradas da Herdade do Chão da Lagoa [nas serras sobranceiras ao Funchal], com 25 passageiros, estando os bombeiros a caminho, apenas por uma questão de precaução, não havendo problema com nenhum dos ocupantes", informou.

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira emitiu na quarta-feira um conjunto de recomendações devido às previsões adversas previstas para o arquipélago até sábado, que incluem vento, chuva, agitação marítima e queda de neve.

Associado a uma depressão frontal ativada, centrada a noroeste das Ilhas Britânicas, prevê-se a aproximação e passagem de uma superfície frontal entre o fim da tarde de quarta-feira e a manhã de quinta-feira", informou uma nota divulgada pelo SRPC madeirense.

Duas barras fechadas e três condicionadas

Duas barras de Portugal Continental estão hoje fechadas e outras três condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte.

Segundo a Marinha portuguesa, as barras de Esposende e Póvoa de Varzim estão hoje fechadas a toda a navegação devido à agitação marítima.

A Marinha indica também que a barra de Aveiro está fechada a embarcações com calado inferior a 15 metros e em Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

A barra de São Martinho do Porto encontra-se condicionada devido a assoreamento, devendo ser praticada apenas no período de preia-mar.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros, sendo 2,5 a 3,5 metros a sul do Cabo Raso.

Na costa sul prevê-se ondas sudoeste com 1 a 2 metros.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob ‘Aviso Amarelo’ os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro entre as 01:00 de hoje e as 21:00 de sexta-feira.