Dez distritos do continente, o arquipélago da Madeira e o grupo central dos Açores estão esta quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, o Porto Santo e a costa norte da Madeira estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 02:00 e as 18:00 de hoje. No caso da Madeira o aviso prolonga-se  até às 06:00 de quinta-feira.

As ilhas de Santa Maria e São Miguel (grupo Oriental) estão sob aviso amarelo, por causa da precipitação, desde as 12:00 de hoje e até às 09:00 de quinta-feira. Para o grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) o aviso amarelo da meteorologia vai vigorar até às 18:00 de hoje.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, significa risco para determinadas atividades dependentes do estado do tempo.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, com boas abertas na região sul, aguaceiros, que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela até ao fim da manhã, sendo fracos e pouco frequentes na região sul.

Está também previsto vento em geral fraco predominando de sudoeste, soprando por vezes moderado no litoral a norte do Cabo Raso, e sendo moderado a forte nas terras altas.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos e vento fraco.

O instituto prevê para hoje no grupo central céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, passando a aguaceiros e vento sudoeste moderado a fresco com rajadas até 65 quilómetros por hora, rodando para noroeste e tornando-se bonançoso a moderado.

Para o grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo) está previsto céu muito nublado, com abertas a partir da manhã, períodos de chuva durante a madrugada, passando a aguaceiros e vento sudoeste muito fresco com rajadas até 70 quilómetros por hora, rodando para noroeste e tornando-se moderado a fresco.

No grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, passando a aguaceiros e vento sudoeste fresco com rajadas até quilómetros por hora, rodando para norte e tornando-se bonançoso durante a noite.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 14 e 20 graus Celsius, no Porto e Braga entre 11 e 18, em Viana do Castelo entre 12 e 19, em Vila Real entre 9 e 15, em Bragança entre 7 e 13, em Viseu entre 9 e 12, em Coimbra entre 12 e 17, em Leiria entre 12 e 19, na Guarda entre 7 e 12, em Castelo Branco entre 10 e 17, em Santarém entre 12 e 20, em Évora entre 10 e 20, em Beja entre 12 e 20, em Faro entre 15 e 21 e no Funchal entre 16 e 23.

Em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo as temperaturas vão oscilar entre 17 e 21 graus Celsius, na Horta entre 16 e 21 e em Santa Cruz das Flores entre 15 e 20.
 

Oito barras fechadas e duas condicionadas


Devido à agitação marítima, oito barras do continente estão hoje fechadas a toda a navegação e outras duas estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, informou a Marinha portuguesa.

De acordo com a informação disponível na página da Marinha na Internet às 06:00, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido à previsão de ondas com 4 a 5 metros.

A Marinha informou também que as barras de Aveiro e Viana do Castelo estão condicionadas a embarcações com comprimento inferior a 30 e 35 metros, respetivamente.