Onze dos 18 distritos de Portugal continental vão estar, a partir da manhã de hoje, sob avisos meteorológicos devido à agitação marítima, precipitação e vento, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Com aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, vão estar a partir das 21:00 de hoje os distritos do Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga devido à previsão de ondas que podem atingir os 9/10 metros.

A partir do meio da tarde de hoje e até às 21:00, aqueles distritos, aos quais se junta o de Faro, vão estar com aviso amarelo, menos grave que o laranja, também devido à ondulação.

Por causa da chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada, vão estar sob aviso amarelo os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, a partir das 12:00 de hoje.

Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar a partir das 09:00 de hoje sob aviso amarelo devido às previsões de vento forte, com rajadas que podem chegar aos 80 quilómetros por hora.

Estradas na Serra da Estrela cortadas

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram cortadas ao trânsito, esta terça-feira, devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.

De acordo com a fonte, a circulação rodoviária está proibida desde as 07:30 nos troços Piornos/Cruzamento da Torre, Cruzamento da Torre/Torre e Cruzamento da Torre/Lagoa Comprida.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje "queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 1.200/1.400 metros".