Onze distritos de Portugal continental vão estar esta quarta e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva e vento forte.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda, Coimbra, Leiria e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de quinta-feira devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora, sendo de 95 quilómetros por hora nas terras altas.

Estes onze distritos vão estar também sob aviso amarelo por causa da precipitação, prevendo-se períodos de chuva que poderá ser por vezes forte.

O IPMA prevê, para esta quarta-feira, nas regiões do norte e centro, céu geralmente muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes no litoral a norte do Cabo Mondego, passando a períodos de chuva nas regiões do litoral no final do dia, queda de neve acima de 1200/1400 metros, subindo gradualmente a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela e possibilidade de ocorrência de trovoada.

A previsão aponta ainda para vento moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral a partir da tarde e nas terras altas será moderado a forte, tornando-se gradualmente forte com rajadas até 90 quilómetros por hora a partir da tarde.

Está ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima.

No sul, prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, diminuindo de intensidade e de frequência a partir do meio da tarde e vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas a partir do final da tarde.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 12 e 17 graus Celsius, no Porto entre 11 e 16, em Vila Real entre 06 e 14, em Viseu entre 05 e 14, em Bragança entre 05 e 14, na Guarda entre 04 e 11, em Coimbra entre 10 e 17, em Castelo Branco entre 08 e 16, em Santarém entre 09 e 19, em Évora entre 08 e 19, em Beja entre 09 e 19 e em Faro entre 12 e 19.

Seis barras fechadas e três condicionadas 

Seis barras do continente estão fechadas à navegação e outras três estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte.

Segundo a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas até 3,5 metros.

As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão apenas fechadas a embarcações com calado inferior a 15 e 35 metros, respetivamente.

A Marinha indica ainda que a barra do Douro está encerrada a embarcações com calado inferior a 11 metros

O IPMA prevê para esta quarta-feira, na costa ocidental prevê-se ondas de oeste-noroeste com 3 a 3,5 metros, passando gradualmente a ondas de sudoeste com 2 a 3 metros, e na costa sul ondas de sudoeste com 1 a 2 metros.