Portugal continental vai estar, no sábado, sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte acompanhada de trovoada e rajadas de vento que podem chegar aos 100 km/hora, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, os 18 distritos portugueses vão estar sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva ou aguaceiros fortes acompanhados de trovoada e vento forte com rajadas na ordem dos 80 km/hora, que podem chegar aos 100 km/hora nas terras altas.

Em declarações à agência Lusa, o meteorologista do IPMA Bruno Café adiantou que a situação de mau tempo deve-se a dois “centros depressionários” que vão dar origem à chuva e ao vento já a partir de hoje à noite.

“No entanto, é no sábado que se espera chuva ou aguaceiros fortes e persistentes acompanhados de trovoadas mais a partir da manhã ou final da manhã e durante a tarde”, precisou.


Os avisos decorrem entre as 8:00 de sábado e as 00:00 de domingo, sendo que o distrito de Faro tem ainda aviso amarelo para a agitação marítima, devido à previsão para a costa sul de ondas de sueste com 2 a 3 metros, entre as 6:00 e as 15:00 de sábado.

“No domingo, vamos ter um enfraquecimento da velocidade do vento e chuva que poderá ser persistente e forte em alguns locais do país”, disse.

Quanto às temperaturas, Bruno Café adiantou que não vão haver alterações significativas em relação aos últimos dias.

“As máximas vão variar entre os 20 e os 24 graus Celsius enquanto as mínimas vão oscilar entre 10 e 15 graus, podendo ser mais baixas no interior”, disse.

Bruno Café disse ainda que estão previstos aguaceiros para segunda e terça-feira.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

O IPMA revela também que o arquipélago da Madeira está hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte e trovoada,

De acordo com o instituto, o arquipélago da Madeira vai estar sob aviso laranja entre as 09:00 e as 21:00 de hoje devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e refere-se a uma situação meteorológica “de risco moderado a elevado”.

O IPMA colocou também as regiões montanhosas da Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte do quadrante sul com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora entre as 12:00 e as 23:59 de hoje.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, vento moderado a forte do quadrante sul, com rajadas da ordem dos 65 quilómetros por hora a partir da tarde, tornando-se de noroeste a partir do final da tarde.

Segundo o instituto, nas terras altas, o vento soprará forte de sudoeste com rajadas da ordem de 90 quilómetros por hora a partir do início da tarde e tornando-se de noroeste a partir do final da tarde.