Março está à porta e com ele chega a primavera. Ainda faltam uns dias, mas, para quem está farto do frio, temos boas notícias. As temperaturas vão subir para a semana.

O fim de semana ainda vai estar cinzento, mas a partir de dia 2 de março, o sol vai brilhar em Portugal e as temperaturas vão subir.

Até dia 28 temperaturas dentro dos valores normais para a época.
 
Nos dias 1 e 2 de março a temperatura mínima deverá subir, prevendo-se que atinjam 3 a 5 graus acima das normais para o mês de março nas regiões Norte e Centro.
 
Na região Sul prevê-se uma subida gradual da temperatura máxima até dia 4 de março, com valores entre 20 e 25 graus,  atingindo 3 a 5 graus acima das normais para o mês de março, disse o Departamento de Meteorologia e Geofísica à TVI24. 

No Algarve, a temperatura prevista pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é de 24 graus de máxima para terça e quarta. A semana andará toda a rondar os 20 graus de média, e com muito sol, só começando a baixar ligeiramente a partir de sexta-feira, dia 6 de março.

Nada de chuva e temperaturas que chegam aos 22 graus a meio da semana no Alentejo e na Península de Setúbal, a convidar a deixar o chapéu de chuva em casa e a pedir uma roupa mais leve também no distrito de Castelo Branco.

Menos generosas, as temperaturas em Lisboa não devem ir além dos 20 graus, mas compensa com muito sol a partir de terça-feira e até ao fim de semana. O mesmo acontece com Santarém.

No centro, as temperaturas não chegam aos 20 graus e até se verifica alguma chuva no início da semana, segundo a previsão do IPMA, mas o sol acaba por imperar.

Na Guarda, a temperatura volta a descer significativamente a partir de quinta, para os seis graus, depois dos 11 e 12 de previsão para terça e quarta. As mínimas chegam mesmo aos valores negativos.

No Porto, o sol também vai ser o rei da semana, com uma máxima prevista de 16 graus na quarta-feira, perfeito para quem gosta de disfrutar de uma esplanada. O mesmo se passa nos outros distritos do norte.

Nos arquipélagos, o sol também ganha à chuva e as temperaturas andam por volta dos 20 graus.

Ora, até quarta-feira, é de aproveitar a primavera antecipada, com sol e algum calor, o que, segundo, a análise do IPMA no seu site, «a probabilidade de temperatura média semanal ser superior ao normal situa-se acima dos 70%». A partir de quinta, voltam os casacos e o frio. 

«A partir do dia 3 prevê-se uma descida da temperatura mínima e a partir de dia 5 da máxima», acrescenta o  Departamento de Meteorologia e Geofísica à TVI24.

Sete distritos do continente vão estar sábado sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima forte, informou o IPMA.

Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 03:00 e as 15:00 de sábado devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.