Dez concelhos dos distritos do Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Santarém apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo informação disponível na página do IPMA na Internet, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Valongo (distrito do Porto), Castelo de Paiva (Aveiro), Arouca (Aveiro), Miranda do Corvo (Coimbra), Castanheira da Pêra (Leiria), Pedrogão Grande (Leiria), Figueiró dos Vinhos (Leiria), Vila de Rei (Castelo Branco), Sardoal (Santarém) e Mação (Santarém).

O IPMA colocou ainda em risco elevado de incêndio vários concelhos de vários distritos de Portugal continental, incluindo Monchique, distrito de Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quanto à previsão do tempo, o IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade, em especial por nuvens altas nas regiões centro e sul. Durante a tarde, preve-se aumento de nebulosidade nas regiões do interior norte e centro.

O vento será fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado a forte (20 a 40 km/h) do quadrante leste no interior norte e centro até meio da manhã e para o final do dia e moderado (20 a 30 km/h) de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde.

Prevê-se ainda pequena subida da temperatura máxima, em especial no litoral das regiões norte e centro, e uma pequena descida da temperatura mínima na região Sul.
 

Ilhas açorianas do grupo central sob aviso laranja devido ao mau tempo


As ilhas do Grupo Central dos Açores estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vão estar sob aviso laranja as ilhas da Graciosa, Terceira, São Jorge, Faial e Pico. Na última quinta-feira, o arquipélago dos Açores esteve sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro.

Em alerta amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, estão hoje as ilhas açorianas do Grupo ocidental (Flores e Corvo) e do Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria). Em aviso amarelo está também costa norte e sul da Madeira, a região Montanhosa e a ilha de Porto Santo.

O IPMA prevê para hoje no território do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade, em especial por nuvens altas nas regiões Centro e Sul. Durante a tarde deverá aumentar a nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro.

Está igualmente prevista uma pequena subida da temperatura máxima, em especial no litoral das regiões Norte e Centro

No continente o tempo não oferece preocupações e as temperaturas mínimas e máximas previstas são de 14/27º C no Porto, 16/26ºC em Lisboa e 16/22ºC em Faro.