A temperatura deve descer um pouco no fim de semana, em Portugal continental, mas, a partir de segunda-feira, prevê-se uma «subida significativa da temperatura do ar», informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Num comunicado para o período entre o dia de hoje e 25 de agosto, o IPMA indica que a passagem de um sistema frontal pelo noroeste da Península Ibérica condiciona o estado do tempo para o fim de semana, prevendo, para sábado, «períodos de muita nebulosidade até meio da manhã no litoral oeste, com possibilidade de ocorrência de chuviscos e uma pequena descida da temperatura máxima».

Para domingo, o céu deverá estar pouco nublado e espera-se uma «ligeira subida da temperatura».

A partir de segunda-feira, «um anticiclone localizado sobre a França, Península Ibérica e Norte de África, e uma massa de ar muito quente e seco» irão originar uma «subida significativa da temperatura do ar», acrescenta o comunicado.

O IPMA informa que a temperatura se deverá manter elevada até dia 24, em especial no interior, prevendo, para os dias 20 e 21, máximas superiores a 35ºC, na generalidade do território, podendo, no interior do Alentejo, ultrapassar os 40ºC.

«Os valores da temperatura mínima serão também elevados, superiores a 20ºC em todo o território, ultrapassando mesmo este valor nas regiões do interior», adianta.