Manhã fria com temperaturas amenas durante esta segunda-feira. Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 6 e 17 graus Celsius, no Porto entre 5 e 15, em Vila Real entre 2 e 16, em Viseu entre 3 e 15, em Bragança entre 0 e 14, na Guarda entre 1 e 11, em Castelo Branco entre 4 e 17, em Coimbra entre 3 e 17, em Évora entre 3 e 19, em Beja entre 6 e20 e em Faro entre 8 e 17. 

Seis regiões do país apresentam esta segunda-feira risco alto de exposição à radiação ultravioleta, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na Internet.

De acordo com o IPMA, Faro, Beja, Évora, Penhas Douradas, Funchal, Porto Santo (arquipélago da Madeira), apresentam hoje risco alto de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Para as regiões com níveis altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.

O IPMA prevê no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando gradualmente de nebulosidade a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco predominando do quadrante sul, tornando-se moderado nas terras altas a partir do final da tarde, possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal e acentuado arrefecimento noturno, com formação de geada nas regiões do interior, em especial do norte e centro.

 As barras de Esposende e de São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação e outras duas estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, segundo informação da Marinha portuguesa.

De acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet, a barra marítima da Póvoa do Varzim está aberta a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da preia-mar, devido à previsão de agitação marítima, refere a Lusa.