O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta quarta-feira, sob aviso amarelo as cinco ilhas do grupo central do arquipélago dos Açores, a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de chuva pontualmente forte.

O aviso, o segundo menos grave de uma escala de quatro, vigora entre as 02:00 e as 14:00 locais (menos uma hora do que em Lisboa) de quinta-feira para as ilhas da Graciosa, São Jorge, Faial, Terceira e Pico.

Segundo a delegação regional do IPMA, “uma ondulação frontal está a condicionar o estado do tempo em todo o arquipélago dos Açores, prevendo-se a partir da próxima madrugada que possa ocorrer precipitação pontualmente forte nas ilhas do grupo central”.

O aviso amarelo representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores alerta que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados.

Entre as medidas está a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao seu livre escoamento.