A Avenida da Liberdade vai estar este sábado e domingo cortada ao trânsito, tanto no eixo central como nos atravessamentos, devido à realização do Mega Piquenique.

A circulação começará a regressar à normalidade na noite de domingo, às 21:30, com a abertura do eixo central entre o Marquês de Pombal e o cruzamento da Rua Alexandre Herculano.

Só às 06:00 de segunda-feira é que se dará a abertura total da Avenida da Liberdade.

Tendo em conta estas limitações, a Câmara Municipal de Lisboa «apela ao uso dos transportes públicos», nomeadamente do metro, no acesso à Avenida da Liberdade e à baixa pombalina.

Até às 05:00 de segunda-feira, os autocarros também não circulam na avenida, deixando os passageiros no Rossio, que depois terão de fazer transbordo de metro usando os atuais bilhetes ou passes mistos, que tanto podem ser usados na Carris como no Metro.

Segundo a autarquia, os condicionamentos não se aplicam a viaturas de emergência, estando assegurado o acesso a parques de estacionamento, a hotéis, a garagens e aos moradores.

Os condicionamentos ao trânsito naquela zona já começaram na terça-feira devido aos preparativos do Mega Piquenique.

Organizado pela Câmara de Lisboa e uma cadeia de supermercados, o Mega Piquenique vai ter uma mostra de produtos agroalimentares portugueses e animais do campo.