A região Centro ultrapassou hoje o meio milhão de utentes atendidos em Unidades de Saúde Familiar (USF), no dia em que entrou em funcionamento uma nova unidade em Mangualde.

«A percentagem de utentes dos cuidados de saúde primários inscritos em USF na região eleva-se assim para 28,20%, o que traduz um crescimento muito significativo», refere a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) em comunicado.

A ARSC sublinha o «grande esforço feito ao longo de 2013 para a abertura de 10 novas USF» na sua área de influência. Apenas em 2007 tinham aberto mais USF na região.

A USF que iniciou hoje a sua atividade, integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, chama-se Terras de Azurara e vai garantir «cuidados de saúde de forma personalizada a 10.500 utentes».

A mais nova USF da Região Centro está instalada no Centro de Saúde de Mangualde e tem como coordenador Guilherme Cabral Domingues, que conta com uma equipa de seis médicos, seis enfermeiros e quatro administrativos.

Segundo a ARSC, a USF funciona de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 20:00, «garantindo acessibilidade a consultas durante todo o horário, cuidados de enfermagem e assistência domiciliária».

Onze USF estão atualmente a funcionar na área de influência do ACES Dão Lafões, de um total de 47 na Região Centro.

A ARSC faz votos para que «mais profissionais se organizem e adiram a este modelo organizacional, cujos resultados de eficiência e satisfação já atingidos são amplamente reconhecidos e comprovam uma opção de qualidade na área dos cuidados de saúde primários».