O vice-presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) disse esta quarta-feira, em Coimbra, que se registou um ligeiro aumento nos ensaios clínicos em Portugal em 2014, mas que existe potencial para um maior crescimento.

Hélder Mota Filipe, que falava no seminário "Investigação e Ensaios Clínicos", organizado pelo hospital privado Idealmed, adiantou ainda que o número de ensaios nacionais está abaixo da média europeia.

Em 2014, segundo foi revelado no seminário, foram autorizados 119 novos ensaios clínicos, a esmagadora maioria nas áreas da oncologia, infecciologia e reumatologia, o que representou um ligeiro crescimento, enquanto no primeiro trimestre deste ano foram já autorizados 33.

No final do seminário, o presidente do conselho de administração do hospital Idealmed anunciou a criação de um Centro de Ensaios Clínicos, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento em Portugal.

"Temos equipas clínicas de excelência, reconhecidas por todos e que têm na sua prática e na sua ambição procurar o desenvolvimento do conhecimento e investigar", frisou José Alexandre Cunha.


O Centro de Ensaios Clínicos vai funcionar dentro do Idealmed Institute, que resulta do conhecimento produzido na Universidade de Coimbra, Coimbra Business School, Coimbra Health School e na Fundação Bissaya Barreto, numa parceria com a Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem.

"O que motiva as instituições a procurar a Idealmed para fazer investigação é, acima de tudo, o reconhecimento da competência dos seus profissionais e das suas equipas médicas, pelo que decidimos abraçar este projeto, porque é uma possibilidade de contribuirmos para o desenvolvimento do conhecimento", sublinhou José Alexandre Cunha.


Salientando que os ensaios clínicos em Portugal precisam de ter um "crescimento significativo" nos próximos anos, o administrador da Idealmed considerou que, participar nos ensaios e integrar as redes de referenciação internacionais, "significa estar na vanguarda da produção do conhecimento e estar na paridade com as instituições mais evoluídas que produzem saúde e oferecem os melhores cuidados".

Segundo José Alexandre Cunha, neste Centro de Ensaios Clínicos vão estar envolvidos os profissionais da Idealmed e os parceiros, através de sinergias entre instituições de Coimbra, com vantagens mútuas, para "que todos possamos beneficiar e catalisar aquilo que a cidade sabe fazer".