O provedor do telespetador da RTP, Jaime Fernandes, disse esta quinta-feira à Lusa que recebeu "dezenas de protestos" devido à notícia do Telejornal de quarta-feira sobre novos deputados e vai abordar assunto no seu programa."Recebi dezenas de protestos", afirmou Jaime Fernandes, adiantando que o próximo programa do provedor do telespetador da RTP "faz referência" ao tema.

A direção de informação da RTP esclareceu hoje que se tratou de "um erro não intencional" a referência no feminino, feita pelo jornalista e apresentador José Rodrigues dos Santos, quando falava do deputado eleito pelo PS Alexandre Quintanilha, a quem já foram pedidas desculpas.

Tendo em conta que o programa do provedor do telespetador é gravado às quintas-feiras, Jaime Fernandes vai abordar o assunto mais aprofundadamente na edição seguinte.

Entretanto, O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) anunciou hoje a abertura de um processo contra a RTP, explicando que este "deve-se a indícios de violação de direitos fundamentais dos cidadãos".

Por outro lado, o presidente do regulador dos media, Carlos Magno, não subscreveu a abertura do processo.

"Não subscrevi a abertura deste procedimento porque não acho que ele venha a trazer nada de novo", disse Carlos Magno.

"Antes de tomar uma posição quis falar com Alexandre Quintanilha e José Rodrigues dos Santos. Neste momento já tenho uma explicação provisória que, muito provavelmente, será definitiva se nada de novo vier a revelar-se depois desta excitação toda", salientou.

"Tendo em conta o que aconteceu com os paralíticos gregos, não participo na caça às bruxas do José Rodrigues dos Santos", concluiu o presidente do regulador dos media.

Também hoje, o secretário-geral do PS apresentou um "protesto formal" à direção da RTP sobre o que diz ser o "comportamento inaceitável" do jornalista José Rodrigues dos Santos em torno de uma peça envolvendo o futuro deputado socialista Alexandre Quintanilha.

António Costa, segundo fonte do gabinete do líder do PS, "já transmitiu à direção da RTP um protesto formal pelo comportamento inaceitável" e exige "um pedido de desculpas e uma tomada de posição pública da RTP sobre o assunto".

A direção de informação da RTP, liderada por Paulo Dentinho, explicou ao início da tarde que "no Telejornal de ontem [quarta-feira], por lamentável equívoco, decorrente de um erro não intencional, foi referido que o deputado mais velho eleito [Alexandre Quintanilha] para o parlamento era uma mulher".

"Na verdade, esta associação aconteceu porque na peça fazia-se referência a uma mulher eleita pelo Bloco de Esquerda, uma pensionista de 68 anos. O apresentador, quando lançou a reportagem, acreditou que se tratava da mesma pessoa", esclareceu a direção de informação da RTP.

"Os erros são sempre de evitar, mas como qualquer pessoa que trabalha no jornalismo, ou em qualquer outra profissão, por vezes acontecem. De qualquer modo, a reportagem esclareceu de imediato o erro ao mostrar que o deputado de 70 anos era na realidade um homem", adiantou.

O diretor de informação da RTP já "falou pessoalmente com o visado, a quem apresentou as desculpas pelo facto", refere o comunicado da estação pública.