O mau tempo nos grupos Oriental e Central dos Açores originou a queda de árvores em vias de São Miguel, Terceira, Faial e São Jorge, obstruindo parcialmente as estradas, situações que entretanto já estão resolvidas, segundo anunciou a Proteção Civil esta quinta-feira.

Uma fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores acrescentou à Lusa que algumas destas situações ocorreram «ao final da noite» de quarta-feira, mas já «hoje de manhã também se verificou a queda de uma árvore de médio porte na estrada da Vista do Rei, nas Sete Cidades», em São Miguel.

De acordo com a mesma fonte, todas as situações já estão resolvidas após a intervenção dos «bombeiros e serviços municipais de proteção civil».

A Proteção Civil dos Açores emitiu um alerta tendo em conta a previsão de chuva forte em São Miguel e Santa Maria (grupo Oriental) entre as 13:00 de hoje e as 02:00 de sexta-feira.

Os grupos Central e Oriental dos Açores estavam sob aviso amarelo até ao final da manhã de hoje devido a previsão de chuva e vento forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Num aviso meteorológico, emitido ao final da manhã de hoje, a Proteção Civil dos Açores informa que, e segundo o IPMA, «a depressão localizada a sul do arquipélago continua a provocar muita instabilidade, podendo assim ocorrer precipitação pontualmente forte nas ilhas do grupo Oriental».

Assim, as duas ilhas daquele grupo (São Miguel e Santa Maria) estarão sob aviso amarelo entre as 13:00 desta quinta-feira e as 02:00 de sexta-feira, devido a previsões de precipitação pontualmente forte.