O vento forte continua hoje a condicionar o movimento no aeroporto da Madeira, tendo dois voos divergido para o Porto Santo e um para Fuerteventura (Canárias).

Fonte do aeroporto disse ainda à agência Lusa que esta manhã foram cancelados os três voos da Transavia e, por outro lado, um voo da TAP proveniente de Lisboa teve de regressar ao local de partida.

"O vento continua forte, mas instável, por vezes abranda e permite as operações de descolagem e aterragem", informou a mesma fonte.

A Capitania do Porto do Funchal também emitiu um aviso de mau tempo no mar, recomendando aos proprietários e armadores de embarcações que tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo, devido à agitação na costa norte da Madeira, com ondas que podem atingir os 5,5 metros.

Por outro lado, a Direção Regional de Estradas comunicou o encerramento e condicionamento de algumas vias, nomeadamente nas zonas montanhas, devido à queda de neve.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou nos últimos dois dias as ilhas da Madeira e do Porto Santo sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido a vento muito forte, com previsões de rajadas na ordem dos 120 quilómetros/hora.

Está, no entanto, prevista uma melhoria do estado do tempo no decurso deste sábado.