Dois turistas de um grupo de oito pessoas que seguiam numa carrinha na zona da Eira do Serrado, Curral das Freiras, ficaram esta sexta-feira feridos devido a uma queda de pedras, disse fonte dos bombeiros de Câmara de Lobos. Também esta sexta-feira a queda de uma pedra tirou a vida a uma jovem de 20 anos.  e o vento forte levantou o telhado de uma escola, sem provocar feridos. 

Segundo o comandante Fernando Gomes, os dois turistas sofreram «ferimentos ligeiros, foram assistidos no local, apresentando apenas hematomas e escoriações». O responsável referiu que também o motorista da carrinha apresentava escoriações, «mas não quis assistência», e que a estrada está encerrada ao trânsito automóvel.

Fernando Gomes salientou que a principal dificuldade foi o «transporte das pessoas, devido aos fortes ventos no local, que colocavam também em perigo os bombeiros». 

Por seu turno, a corporação de Santana, no norte da ilha da Madeira, registou a queda de uma árvore que atingiu uma habitação, uma casa de campo, na freguesia de São Jorge, sem causar danos pessoais.

Em contactos telefónicos efetuados pela agência Lusa esta tarde, outras corporações informaram estar ocupadas com situações relacionadas com quedas de árvores que estão a obstruir várias estradas, além de postes de iluminação e telefone, casos dos bombeiros da Ribeira Brava, Santa Cruz, Machico e Municipais Madeirenses.

Fonte dos bombeiros da ilha do Porto Santo reportou que se regista muita chuva e vento na ilha, mas sem provocar qualquer ocorrência, o mesmo acontecendo com a corporação da Calheta.

Os Voluntários Madeirenses disseram ter efetuado 14 saídas do quartel para responder a casos de quedas de árvores na via pública, que não provocaram danos pessoais nem materiais e foram chamados para cinco situações em que era necessário fixar estruturas diversas que ameaçam ser arrancadas pelo vento.

A Direção Regional de Estradas divulgou estarem encerrados dois troços de estradas regionais, a secção entre a Encumeada e o Paul da Serra (Ribeira Brava) e junto ao cemitério do Porto da Cruz (Machico).

Condicionadas estão outras oito vias, designadamente as ligações Monte-Poiso (Funchal), Vasco Gil-Curral das Freiras (Câmara de Lobos), Quatro Estradas-Santo da Serra (Santa Cruz), Lombo das Faias, entre Santo da Serra-Portela (Machico), Portela-Porto da Cruz (Machico), Banda do Sol- Ilha (Santana), Vila-Santa (Porto Moniz), Falca (S.Vicente) e a estrada Seixal-Chão da Ribeira está interdita a viaturas pesadas.