O concelho de Monchique, no Algarve, apresenta hoje um risco elevado de incêndio, o terceiro nível mais grave de uma escala de cinco, apesar de o instituto da meteorologia prever chuva para todo o país.

De acordo com a informação disponibilizada na página de internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Monchique é o concelho que apresenta maior ameaça de incêndio, mas em outros cinco concelhos do Algarve - Aljezur, Vila do Bispo, Portimão, Silves e Lagos - há também um risco moderado, escreve a Lusa.

O cálculo do risco de incêndio é feito com base nos valores, observados às 13:00 de cada dia, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na terça-feira 24 incêndios, que foram combatidos por 158 bombeiros e apoiados por 45 veículos.

Para hoje, o IPMA prevê céu muito nublado, com boas abertas a partir da manhã, gradualmente de Norte para Sul. São ainda esperados períodos de chuva nas regiões Norte e Centro, sendo, por vezes, forte no Minho e Douro Litoral até ao início da manhã e estendendo-se à região Sul durante a manhã, onde passará a regime de aguaceiros fracos.

O IPMA prevê ainda a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela. Já o vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) e temporariamente moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas do Norte e Centro.

É esperada uma pequena subida da temperatura mínima, em especial nas regiões Norte e Centro, com Faro a registar uma máxima de 20 graus Celsius e 13º de mínima, enquanto em Lisboa são esperados 19 de máxima e 12º de mínima e no Porto 17º de máxima e 11º de mínima.

Para os Açores, prevê-se céu muito nublado mas com boas abertas, aguaceiros fracos e pouco frequentes e vento com rajadas até 55 km/h. As temperaturas máximas deverão rondar os 16 graus Celsius em Santa Cruz das Flores, Horta e Angra do Heroísmo, enquanto Ponta Delgada será a cidade mais quente com 17º.

Para a Madeira, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva ou aguaceiros e vento fraco.

Está prevista uma pequena descida da temperatura máxima, que não deverá ultrapassar os 20 graus no Funchal.