O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta quinta-feira, sob aviso amarelo as sete ilhas dos grupos Central e Ocidental dos Açores devido à agitação marítima, com ondas a poderem chegar aos sete metros.

De acordo com a página oficial do IPMA, as ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa (grupo Central), São Miguel e Santa Maria (grupo Ocidental) estão sob aviso amarelo, devido à previsão de ondas de noroeste de 5 a 7 metros, passando a norte, alerta que vigorará até às 05:00 de sexta-feira,

Também a ilha da Madeira mantém o aviso amarelo, que vigora até as 18:00 de sexta-feira, mas devido à persistência de valores elevados de temperatura máxima, com as máximas esperadas de 28 graus Celsius.

Para esta quinta-feira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, com aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro, além da possibilidade de ocorrência de trovoada.

O vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul, soprando temporariamente moderado (25 a 35 km/h) nas terras altas.

Quanto às temperaturas, Porto deverá chegar aos 26º de máxima, prevendo-se 25º para Faro e 24º para Lisboa.