O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta terça-feira sob aviso amarelo as ilhas do grupo Central e Ocidental dos Açores na sequência da agitação marítima, e o grupo Oriental devido à precipitação.

De acordo com a informação do IPMA, as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial encontram-se sob aviso amarelo devido à precipitação até às 8:00 desta terça-feira (mais uma no continente) e também devido à previsão de ondas de 6 a 6,5 metros até às 23:00.

Já as ilhas do grupo Ocidental – Flores e Corvo – estão sob aviso amarelo devido igualmente à previsão de ondas de seis a sete metros, uma medida que irá vigorar até às 00:00 desta terça-feira.

No grupo Oriental – São Miguel e Santa Maria – o IPMA emitiu o alerta amarelo para a precipitação, até às 14:00 desta terça-feira.

Para os Açores, o IPMA prevê para o grupo Ocidental, períodos de céu muito nublado com abertas, além de aguaceiros mais frequentes na madrugada. O vento soprará de oeste muito fresco (40/50 km/h), tornando-se forte (50/65 km/h) com rajadas até 75 km/h.

Para os grupos central e oriental, prevê-se céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva durante a madrugada e manhã, que pontualmente poderá ser forte, passando a aguaceiros fracos. O vento tende a soprar forte de oeste (50/65 km/h) com rajadas até 80 km/h durante a madrugada tornando-se muito fresco (40/50 km/h).

Uma barra fechada e duas condicionadas

A barra marítima de São Martinho do Porto está hoje fechada à navegação e outras duas estão condicionadas devido à agitação marítima, segundo informação disponível no site da Marinha.

De acordo com a Marinha, a barra marítima de São Martinho do Porto está fechada à navegação e a da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da baixa-mar, devido à previsão de agitação marítima.

A barra de Vila do Conde também está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as três horas antes e três horas após da preia-mar.

Para as embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

O IPMA prevê para esta terça-feira na costa ocidental ondas de oeste-noroeste com 2 a 3 metros a sul do Cabo Carvoeiro, passando gradualmente a onda de sudoeste. Na costa sul, segundo o IPMA, estão previstas ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros.

A temperatura da água do mar vai rondar os 19 graus na costa ocidental e os 20 na costa sul.