Mau tempo em praticamente todo o país. Esta sexta-feira, há avisos para quase todo o continente e o fim-de-semana não será diferente.

Para além dos avisos emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Proteção Civil emitiu um alerta para a possibilidade de inundações nas zonas mais vulneráveis, por causa do agravamento das condições meteorológicas, a partir da madrugada de hoje. Será um dia de queda de neve, chuva e vento muito forte.

A única exceção dos avisos meteorológicos é o distrito de Évora, De resto, para todo o território continental há aviso amarelo por causa da chuva e do vento forte. 

Atenção que, a partir da tarde, o aviso passa a laranja em 10 distritos do norte e centro. Tudo por causa da previsão de queda de neve. Todo o cuidado na estrada é pouco. E, no fim de semana, a situação não vai melhorar: até em locais pouco habituais como as serras de Sintra e Monchique deverá nevar.

Paisagem e temperaturas de inverno

No vídeo que acompanha este artigo poderá ver as temperaturas que vão fazer-se sentir em todo o país.

O IPMA prevê para esta sexta-feira céu muito nublado ou encoberto no continente, com boas abertas nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela a partir da tarde. No entanto, no litoral norte e centro, haverá períodos de chuva que se estenderão às restantes regiões. A chuva poderá ser vezes forte, passando gradualmente, a partir da tarde, a regime de aguaceiros que no entanto serão por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

Está também prevista queda de neve acima de 1000/1200 metros de altitude, descendo a cota para 400/600 metros no final do dia, vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se moderado a forte no litoral, rodando para noroeste a partir da tarde, e tornando-se forte no litoral com rajadas até 90 quilómetros por hora, em especial a sul do cabo Mondego.

Nas terras altas, prevê-se vento moderado a forte de sudoeste, tornando-se forte a muito forte com rajadas até 110 quilómetros por hora, em especial nas regiões centro e sul, rodando para noroeste a partir da tarde e pequena descida da temperatura máxima.

Há ainda avisos por causa da agitação marítima em toda a orla costeira e também na Madeira. Duas barras fechadas à navegação (Esposende e São Martinho do Porto) e quatro condicionadas (Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Aveiro e Figueira da Foz).