A EB1 [escola básica] de Moinhos do Restelo foi hoje encerrada por motivos de segurança depois da queda de um pinheiro sobre o telhado da cozinha, disse à agência Lusa a coordenadora do estabelecimento de ensino.

Segundo disse à Lusa Cláudia Calado, um pinheiro de grande porte, à entrada da escola, caiu sobre o telhado da cozinha, devido ao forte vento que se fez sentir durante a noite de domingo.

«Já cá estiveram duas vezes os bombeiros, a Proteção Civil também já se encontra cá. A única coisa que foi afetada foi a cozinha, pelo que não conseguimos servir as refeições. Pensamos resolver a situação ainda hoje e reabrir amanhã», disse Cláudia Calado.

Segundo fonte do Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa, estes operacionais foram chamados ao local pelas 08:30, confirmando que o telhado da cozinha da escola não estava em condições.

«Perante as condições, com infiltração de água na cozinha, aconselhamos a que o local ficasse fechado», explicou a mesma fonte.

A escola foi construída em 1984 e pertence ao Agrupamento de Escolas do Restelo.

Parte de muro de escola caiu em Alenquer

Também devido ao mau tempo, um muro da escola das Paredes, no concelho de Alenquer, desmoronou parcialmente, disse hoje o comandante municipal da Proteção Civil.

Rodolfo Baptista afirmou à agência Lusa que o muro da escola caiu numa extensão de quatro metros, devido aos fortes ventos da última noite, mas não causou hoje quaisquer problemas ao normal funcionamento do estabelecimento de ensino, estando as aulas a decorrer.