Seis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, que poderá passar a aguaceiros, no dia de Natal, segundo o Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro vão estar sob aviso amarelo entre as 13:00 e as 18:00 de 25 de dezembro.

Já o distrito de Faro encontra-se desde as 15:00 de hoje e até às 24:00 sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, que localmente podem ser fortes, acompanhados de trovoada.

Nas previsões mais recentes para o dia da consoada, o IPMA regista precipitação no Sul do país e neblina ou nevoeiro matinal, precisando que os períodos de chuva fraca ou chuvisco no Algarve se irão estender a toda a região a partir do início da tarde. A temperatura mínima deverá subir.

Para segunda-feira, dia de Natal, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, períodos de chuva passando a aguaceiros, que deverão aumentar de intensidade e frequência a partir do final da tarde, especialmente no litoral Norte e Centro.

O vento soprará com mais intensidade, com rajadas que podem atingir os 80 quilómetros/hora a partir da tarde nas regiões norte e centro, prevendo-se queda de neve nas terras altas acima de 1400 metros, descendo a cota para 1000/1200 metros no fim do dia.