O território português está esta segunda-feira, com exceção do grupo oriental dos Açores, sob aviso amarelo devido à chuva, vento, neve e agitação marítima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, toda a costa portuguesa (distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro) está sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros entre as 18:00 de hoje as 12:00 de terça-feira.

O IPMA colocou também os 18 distritos do continente sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora (entre as 00:00 e as 18:00 de hoje) e períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada (entre as 06:00 de hoje e as 23:59 de terça-feira).

O instituto emitiu ainda um aviso amarelo para o distrito da Guarda devido à queda de neve acima de 1200/1400 metros, subindo gradualmente a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela, entre as 03:00 de hoje e as 23:59 de terça-feira.

Para o arquipélago da Madeira foi emitido um aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte e com possibilidade de ocorrência de trovoadas (até às 03:00 de terça-feira), ao vento forte do quadrante oeste com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora (entre as 09:00 de hoje e as 12:00 de terça-feira) e a agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros (entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de quarta-feira).

Por causa do aviso de agitação marítima e de vento forte, a Capitania do Porto do Funchal emitiu um aviso ao arquipélago, recomendando que os proprietários ou armadores de embarcações tomem precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo.

Devido a estas condições atmosféricas, o navio Lobo Marinho, que faz a ligação entre a ilha da Madeira e a de Porto Santo, não realiza a viagem.

O IPMA já tinha colocado, no domingo, os grupos central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira) e ocidental (Flores e Corvo) do Açores sob aviso amarelo devido à chuva agitação marítima, o que se irá manter até às 23:00 de hoje.

Apenas o grupo oriental, ilhas de São Miguel e Santa Maria não tem qualquer aviso.

Os avisos do IPMA levaram também o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores a recomendar, «em particular nas zonas mais vulneráveis, a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações».

O IPMA prevê no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser, por vezes, fortes e acompanhados de trovoada, queda de neve acima de 1200/1400 metros, vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se gradualmente moderado a forte com rajadas da ordem de 65 quilómetros/hora, em especial no litoral.