Atualizado às 12:35

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso laranja sete distritos de Portugal continental devido à previsão de agitação marítima.

De acordo com a informação disponibilizada no site IPMA, estão sob aviso Laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Os distritos de Setúbal, Beja e Faro e a costa norte da Madeira estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, também devido à previsão de agitação marítima.

O aviso laranja significa que existe «uma situação meteorológica de risco moderado a elevado», enquanto o amarelo diz respeito a risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Segundo o IPMA, prevê-se para a costa ocidental a norte do Cabo Raso ondas de noroeste com três a quatro metros.

Para a costa ocidental a sul do Cabo Raso, preveem-se ondas de noroeste com dois a três metros, aumentando para três a 3,5 metros, e para a costa sul ondas de sudoeste com um metro. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muitonublado nas regiões a norte do sistema montanhosoMontejunto-Estrela.

Prevê-se períodos de chuva fraca no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, e tornando-se moderada a partir da tarde.

O vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas a partir do início da tarde, e soprando moderado (20 a 35 km/h) do quadrante norte no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro.

Para a região da Grande Lisboa, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, como possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco. O vento estará fraco a moderado (10 a 25 km/h) predominando de noroeste.

No Açores, é esperado céu muito nublado com boas abertas nos grupos Ocidental e Oriental e períodos de céu muito nublado para o grupo Central.

Para a Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado e aguaceiros, mais prováveis nas vertentes norte. As temperaturas máximas previstas para hoje são de 17 graus Celsius em Lisboa, 13 no Porto, 20 em Faro e no Funchal, 18 em Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

Cinco barras encerradas

O número de barras marítimas fechadas à navegação devido à agitação do mar subiu para cinco, mantendo-se condicionadas a de Aveiro e Vila do Conde, segundo um balanço da Marinha Portuguesa feito às 11:33.

Ao início da manhã apenas estava encerrada a barra marítima de Esposende, mas ao meio da manhã foram também fechadas as de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim e São Martinho do Porto, de acordo com informação disponível na página de internet da Marinha Portuguesa.

A barra marítima de Aveiro está fechada a embarcações de comprimento inferior a 15 metros.

A barra marítima de Vila do Conde também está condicionada, recomendando a Marinha que as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre três horas antes até três horas após a preia-mar.

Já as embarcações com comprimento superior a 12 metros apenas devem praticar a barra no período preia-mar.