O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta segunda-feira, nove distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido a aguaceiros fortes acompanhados de trovoada.

Segundo o IPMA, que divulgou os avisos cerca das 22:45, Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre as 01:00 e as 10:00 de terça-feira.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e refere-se a uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

O IPMA avançou hoje com uma previsão especial do estado do tempo até sexta-feira, na qual refere que Portugal continental vai estar “sob influência de uma região depressionária centrada a oeste do território, prevendo-se chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada”.

A partir de sexta-feira, dia 13, o IPMA já prevê um desagravamento das condições do estado do tempo, com diminuição da precipitação, embora esta ainda seja frequente nas regiões norte e centro.