A Proteção Civil emitiu, esta quarta-feira, um aviso à população devido à previsão de um agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias, com chuva e vento fortes, podendo ocorrer cheias em meios urbanos historicamente vulneráveis.

Até ao final de sexta-feira, prevê-se que as regiões mais afetadas sejam as situadas a norte do alinhamento Montejunto-Estrela.

As previsões meteorológicas apontam para chuva persistente, pontualmente forte e vento a soprar de sudoeste, forte no litoral oeste, com rajadas a atingirem os 80 a 95 quilómetros por hora.

A mesma informação, transmitida em comunicado, indica a possibilidade de subida do nível das águas nas bacias do Minho, Cávado, Douro, Mondego e Tejo.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para o facto de poderem ocorrer os seguintes efeitos: piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, danos em estruturas montadas ou suspensas, possibilidade de queda de ramos ou árvores e fenómenos associados a instabilização e saturação dos solos.

A ANPC adverte para a necessidade de garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, retirada de inertes e objetos que possam ser arrastados e de adotar uma condução defensiva. Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas é outra das recomendações.

Guarda, Leiria, Coimbra e Castelo Branco sob 'Aviso Laranja'

 O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um 'Aviso Laranja' para os distritos da Guarda, Leiria, Coimbra e Castelo Branco, para os quais prevê "chuva forte e persistente".

O 'Aviso Laranja' é o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições do tempo e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Os quatro distritos vão estar sob 'Aviso Laranja' devido a períodos de chuva por vezes forte e persistente, entre as 12:00 e as 21:00 de quinta-feira.

Na quinta-feira, vão estar também sob aviso, mas amarelo, devido a chuva, os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Aveiro e Braga.

O IPMA coloca também Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga sob 'Aviso Amarelo' devido ao vento, estando previstas rajadas que podem atingir os 95 quilómetros/hora.

O aviso vai vigorar entre as 21:00 e o início da manhã de quinta-feira.